2016

*Página em construção. Se quiser indicar atividades que tiveram a participação da Vila Autódromo ou sugerir links para fotos de ações que já estão na lista, entre em contato!

ABRIL DE 2016

Data: 23 de abril
Atividade: Oficina de memória
Local: Vila Autódromo

Oficina para mapear lugares significativos da Vila Autódromo. A partir dessa atividade, os alunos de arquitetura da Faculdade Anhanguera escolheram as edificações que seriam representadas pelas esculturas da primeira intervenção do museu.

MAIO DE 2016

Data: 9 de maio
Atividade: Seminário Direito à Cidade – UFF
Local: UFF

Mesa “A luta da comunidade Vila Autódromo como exemplo de resistência à política de Remoções Forçadas”, organizada pela Pós-Graduação de Direito da UFF. Participantes: Diana Bogado (arquiteta e urbanista; co-fundadora do Museu das Remoções), Regina Bienenstein (arquiteta e urbanista, professora da UFF) e Maria da Penha Macena (moradora da Vila Autódromo e co-fundadora do Museu das Remoções).


Data: 14 de maio
Atividade: Construção do Museu das Remoções
Local: Vila Autódromo

Construção das 7 esculturas do Museu das Remoções, que representavam lugares significativos da história da Vila Autódromo. Os nomes das esculturas eram: 1) “Vila de Todos os Santos”; 2) “Penha de muitas faces”; 3) “Suporte dos males”; 4) “A luz que não se apaga”; 5) “Doce infância”; 6) “Espaço Ocupa e Casa da Dona Conceição”; e 7) “A Associação sou eu”. Saiba mais sobre cada peça aqui.


Data: 18 de maio
Atividade: Inauguração do Museu das Remoções
Local: Vila Autódromo

Inauguração do Museu das Remoções no Dia Internacional dos Museus, que teve como tema do ano (definido pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM) “Museus e Paisagem Cultural”. A inauguração teve a presença de moradores e ex-moradores da Vila Autódromo, apoiadores, jornalistas e profissionais da área de Museologia.

JUNHO DE 2016

Data: 16 de junho
Atividade: Seminário “Fim do ciclo progressista na América Latina? Entre impasses e alternativas constituintes”
Local: Casa de Rui Barbosa (Rio de Janeiro – RJ)

Palestra na casa Rui Barbosa (Seminário UERJ). Mesa “Cartografias e subjetividades em luta”. Seminário “Fim do ciclo progressista na América Latina? Entre impasses e alternativas constituintes”. Participação dos colaboradores do Museu das Remoções Alexandre Magalhães e Diana Bogado


Data: 18 de junho
Atividade: Oficinas culturais: literatura e fotografia
Local: Vila Autódromo

Oficinas: 1) Remoções e Literatura: Roda de leitura sobre a representação de remoções nos livros de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo. Oficineira: Miriane Peregrino (UFRJ) e Julia Almeida (UFES); 2) Câmera Pinhole: Oficina com o Coletivo Fotoexpandida, que atua na Ocupação Vito Giannotti.


Data: 22 de junho
Atividade: Aula Mestrado de Memória Social da UNIRIO
Local: UNIRIO

A convite do PPG-MS da UNIRIO, participamos de uma conversa sobre o museu em uma aula do programa: Diana Bogado, Mário Chagas e Thainã Medeiros.


Data: 28 de junho
Atividade: 32º sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU 
Local: Sede da ONU, em Genebra (Suiça)

Maria da Penha Macena (moradora da Vila Autódromo e co-fundadora do Museu das Remoções) participou da 32º sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas com o objetivo de denunciar as violações aos direitos humanos no contexto dos megaeventos esportivos no Brasil. Também participou da reunião Ana Paula Oliveira, mãe de Johnatha que foi assassinado por policiais em 2014, às vésperas da Copa do Mundo, na comunidade de Manguinhos. A viagem foi a convite das organizações Anistia Internacional, Terre des Hommes e Rede Nosso Jogo.

JULHO DE 2016

Data: 2 de julho
Atividade: Oficina de fotografia pinhole
Local: Ocupação Vito Giannotti

Atividade promovida pelo Coletivo Fotoexpandida na Ocupação Vito Giannotti. A visita também serviu para reforçar o diálogo entre os movimentos de resistência contra a remoção. Representantes da Vila Autódromo: Natália Macena e Dona Dalva.


Data: 9 de julho
Atividade: Oficina “Nossos sonhos, nossos jogos”
Local: Vila Autódromo

Oficina de palavras realizada pelas artistas visuais Martha Niklaus e Suely Farhi, do bloco de carnaval Vade Retro Abacaxi, para compor o conteúdo das mensagens que foram levadas nas alegorias do bloco.


Data: 28 de julho
Atividade: Programação da exposição “O Rio que se queria negar”
Local: Museu da Vida

Mesa de abertura da exposição ”O Rio que se queria negar” – a favela e o direito à cidade no acervo de Antony Leeds.

AGOSTO DE 2016

Data: 2 a 4 de agosto
Atividade: Museu das Remoções na Jornada de Lutas
Local: IFCS

Participação do Museu na Jornada de Lutas contra os Jogos da Exclusão com: 1) exposição de fotos “Vila por ela mesma”, do Luiz Claudio Silva; 2) “Museu das Remoções na Praça”: intervenção urbana no Largo de São Francisco; 3) Roda de leitura “Remoções e Literatura” com a professora Miriane Peregrino (UFRJ).


Data: 13 de agosto
Atividade: Ocupa Olimpíadas  
Local: Vila Autódromo

Organizado pelo coletivo #JogosdaExclusão com o Museu das Remoções, o evento contou com a exposição Revelações Olímpicas, com apresentação do coletivo Lá Vai Maria e protestos em frente ao Parque Olímpico durante a programação dos Jogos.

SETEMBRO DE 2016

Data: 22 de setembro
Atividade: Mesa “A experiência do Museu das Remoções”
Local: IFCS

Apresentação do museu no IFCS para o Laboratório de Antropologia da Arquitetura e Espaços com a presença da arquiteta e co-fundadora do Museu das Remoções Diana Bogado.


Data: 25 de setembro
Atividade: Ocupa Vila Autódromo – de casa nova
Local: Vila Autódromo 

O Museu das Remoções participou da programação do Ocupa Vila Autódromo – de casa nova, que celebrou novamente a conquista das 20 casas. A programação teve missa campal na comunidade, oficina de perna de pau, cortejo de fanfarra e exibição do filme Olympia.

OUTUBRO DE 2016

Data: 4 de outubro
Atividade: Aula Museologia noturno da UNIRIO
Local: Museu da República

A convite do Professor Vladimir Sybila, Sandra Maria participou de uma conversa durante a disciplina “Museologia, Memória e Sociedade” do curso de Museologia da UNIRIO.


Data: 13 e 14 de outubro
Atividade: Sporting Chance Forum – 2016  
Local: Washington, EUA

Com a presença de Maria da Penha Macena, o evento discutiu direitos humanos e megaeventos esportivos.


Data: 17 de outubro
Atividade: Conferência Internacional Habitat 3
Local: Quito, Equador

Mesa redonda no estande da Plataforma Global do Direito à Cidade.


Data: 18 de outubro
Atividade: Encontro com comunidade indígena
Local: Quito, Equador

Encontro com uma comunidade indígena situada no centro de Quito, que luta por se manter na cidade diante das pressões do Mercado Imobiliário.


Data: 19 de outubro
Atividade: Foro Social de Resistência Popular
Local: Universidade Central do Equador

Mesa – Lutas Urbanas no Rio de Janeiro.

NOVEMBRO DE 2016

Data: 12 de novembro
Atividade: FLUPP – A Festa Literária das Periferias
Local: Cidade de Deus

Mesa: Estética das Ocupações.


Data: 25 de novembro
Atividade: Ocupa PUC-Rio
Local: PUC-Rio

Debate sobre o Museu das Remoções como parte da programação do Ocupa PUC. Participantes: Diana Bogado, Luiza de Andrade e Nathalia Macena.


Data: 26 de novembro
Atividade: 6º Ocupa Vila Autódromo
Local: Vila Autódromo

Comemorações: 6 meses de inauguração do Museu das Remoções e aniversário de um ano da revitalização do parquinho.


Data: 27 de novembro
Atividade: Reunião com a Comunidade Hípica
Local: Floresta da Tijuca

Apoio na luta contra a remoção e pelo direito à moradia adequada.

DEZEMBRO DE 2016

Data: 6 de dezembro
Atividade: Seminário Memória das Olimpíadas: Múltiplos Olhares
Local: Casa de Rui Barbosa

Mesa: “Olhares Urbanos a partir dos Movimentos Sociais” com a presença de Sandra Maria de Souza (moradora da Vila Autódromo e representante do Museu das Remoções). Participaram também da mesa Glaucia Marinho (FEBF/Uerj e ex-moradora da Zona Portuária), Gizele Martins (FEBF/Uerj e moradora da Maré) e Jurema da Silva (União Nacional pela Moradia Popular. O evento fez parte do projeto Memória das Olimpíadas (http://memoriadasolimpiadas.rb.gov.br/).


Data: 8 de dezembro
Atividade: Reunião na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro
Local: Câmara de Vereadores

Reunião na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, realizada pela Comissão Especial, com a finalidade de acompanhar e denunciar a questão de habitação e direito à moradia adequada na cidade do Rio de Janeiro – em particular, nas comunidades Hípica e Trapicheiros.


Data: 15 de dezembro
Atividade: Lançamento do Relatório “Favelas na Mídia”, organizado pela ComCat
Local: Casa Pública (Rio de Janeiro – RJ)

Lançamento da publicação “Favelas na Mídia: Como a Vinda da Imprensa Global na Era dos Megaeventos Transformou a Imagem das Favelas”, da ONG COMCAT. Participantes: Raull Santiago do Coletivo Papo Reto, Michel Silva do Jornal Fala Roça e contribuinte ao The Guardian, Sandra Maria da Vila Autódromo, Dom Phillips correspondente do jornal Washington Post durante o período olímpico, e o pesquisador de mídiativismo da University of Tampere / Tampereen yliopisto, Léo Custódio.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close