*Página em construção. Se quiser indicar atividades que tiveram a participação da Vila Autódromo ou sugerir links para fotos de ações que já estão na lista, entre em contato!
JANEIRO DE 2020
Data: 30 de janeiro
Atividade: Formatura do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP
Local: São Carlos, SP
Maria da Penha Macena participou da cerimônia de colação de grau dos formandos de 2019 do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP. Dona Penha foi patronesse da turma. Mais imagens aqui
FEVEREIRO DE 2020
Data: 16 de fevereiro
Atividade: Encerramento da exposição “Rio Somos Nós”
Local: Museo Nacional de Antropología (Madri, Espanha)
Mostra coletiva da Rede de Museologia Social. Além do Museu das Remoções, fizeram parte da exposição Museu da Maré, Museu de favela, Museu Sankofa, Museu Cerro Corá, Museu Vivo São Bento, el Museu das Remoções, Ecomuseu de Sepetiba, Museu Bumba Meu Boi Raízes de Gericinó e Ecomuseu de Santa Cruz.
MARÇO DE 2020
Data: 01 de março
Atividade: Caminhar ao redor, caminhar pra longe
Local: Vila Autódromo
Apresentação do projeto desenvolvido pelos artistas Cristina Ribas, Lucas Icó e Sol Archer com moradores da Vila Autódromo. O evento teve a exibição dos curtas Caminhar ao redor (12′), Caminhar pra longe (20′), Memória do teatro na Vila Autódromo (24′).
ABRIL DE 2020
Data: 29 de abril
Atividade: IV Roda de Conversa – Providência e Vila Autódromo
IV Roda de Conversa organizada pelo Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio.
Tema: Impactos do novo coronavírus em regiões menos favorecidas da cidade do Rio de Janeiro, com foco no Morro da Providência e Vila Autódromo.
Participantes: Taísa Sanches (então doutoranda em Ciências Sociais da PUC-Rio e colaboradora do Museu das Remoções); Cosme Felippsen (Rolé dos Favelados); Dona Penha (moradora da Vila Autódromo e fundadora do Museu das Remoções); e Theo Magalhães (mediador)
MAIO DE 2020
Data: 14 de maio
Atividade: Aula aberta para o curso de Arquitetura e Urbanismo Uniceplac
Participantes: Diana Bogado, Maria da Penha Macena, Nathália Macena e Luiz Claudio Silva
A aula tratou da condução do planejamento urbano contemporâneo atrelada à política de remoções de favelas e comunidades periféricas nas metrópoles. Contou com a experiência de criação do Museu das Remoções da Vila Autódromo no âmbito do projeto de extensão coordenado pela professora Diana Bogado em 2016, na Universidade Anhanguera.
JULHO DE 2020
Data: 03 de julho
Atividade: Defesa da dissertação de mestrado intitulada “Saudosa Maloca: a Vila Autódromo, uma comunidade atravessada pela racionalidade neoliberal”, de Matheus Ferrari
O colaborador do Museu das Remoções Matheus Ferrari defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “Saudosa Maloca: a Vila Autódromo, uma comunidade atravessada pela racionalidade neoliberal” em Ciências Sociais pela Universidade de Paris
Data: 14 de julho
Atividade: CICLO DE OFICINAS EXPORVISÕES: patrimônio e democracia.
Participação na palestra online “Patrimônio, democracia e diversidade – intervir e transformar”.
Data: 15 de julho
Atividade: Live FAVELAS, PANDEMIAS E CIDADANIAS: Moradia e Saúde Pública
Convidados: Maria da Penha Macena, moradora da Vila Autódromo e fundadora do Museu das Remoções e Thiago Firmino, da Favela Santa Marta.
Mediação: Marcella Araújo, da Universidade da Cidadania e do Urbano – Laboratório de Estudos da Cidade e Alexandre Magalhães, do Dicionário de Favelas.
A série de lives “Favelas, pandemias e cidadanias” é um projeto conjunto da Universidade da Cidadania da UFRJ, do WikiFavelas – Dicionário de Favelas Marielle Franco e do Urbano – Laboratório de Estudos da Cidade.
Data: 19 de julho
Atividade: Live Só pra Desconstruir com a Casa Duna
Série de lives organizada pela Casa Duna. A arquitetura e co-fundadora do Museu das Remoções Diana Bogado falou sobre a experiência do museu com o casal Fernando e Julia, co-fundadores da Casa Duna.
Data: 27 de julho
Atividade: LIVE interativa: Povo Brasileiro é Sem Memória? A Memória da Pandemia na Favela
Evento organizado pelo GT de Memória e Cultura da Rede Favela Sustentável. O debate contou com Jota Marques, educador popular, conselheiro tutelar e coordenador do coletivo Marginal e integrante da Frente CDD, na Cidade de Deus; Marcia Penna, pedagoga e analista técnica do Sesc Departamento Nacional, na Gerência de Formação e Pesquisa; Elisabeth Lopes, do grupo Mulheres que Acontecem, no Salgueiro; Luiz Antônio de Oliveira, historiador e um dos fundadores do Museu da Maré; Maria da Penha, moradora da Vila Autódromo e representante do Museu das Remoções; e Glaucia Maciel, integrante da Orquestra de Rua, no Morro da Providência.
Data: julho
Atividade: Participação na publicação Literatura Comunica!, Ano 2, #03 – Diários de Emergência Covid-19
Organizado por Miriane Peregrino, essa edição do jornal online Literatura Comunica! trouxe relatos de moradores de comunidades do Rio de Janeiro sobre o dia-a-dia durante pandemia. Um desses relatos é o de Luiz Claudio Silva, morador da Vila Autódromo.
AGOSTO DE 2020
Data: 06 de agosto
Atividade: Lives de agosto: Museo de los Desplazados
A colaboradora do Museu das Remoções Diana Bogado entrevistou membros do Museo de los Desplazados, grupo de origem espanhola que atua contra a especulação imobiliária e a gentrificação.
Data: 13 de agosto
Atividade: Lives de agosto: Conselho Popular
A colaboradora do Museu das Remoções Dani Petti entrevistou o Marcelo da Indiana, membro do Conselho Popular
Data: 06 de agosto
Atividade: Seminário Pós UP Museus, Galerias, Arquivos
Participação do colaborador do Museu das Remoções Alex Venâncio no seminário organizado pelo curso de pós-graduação Museus, Galerias e Arquivos, da Universidade Positivo em Curitiba. Tema da mesa: A sociomuseologia no percurso do pertencimento
Data: 20 de agosto
Atividade: Lives de agosto: Cosme Felippsen do Rolê dos Favelados
A colaboradora do Museu das Remoções Gleyce Heitor entrevistou Cosme Felippsen, morador e guia de turismo do Morro da Providência, criador e realizador do Projeto Rolé dos Favelados.
Data: 27 de agosto
Atividade: Lives de agosto: Museu das Remoções fala sobre suas atividades
A colaboradora e co-fundadora do Museu das Remoções Diana Bogado conversou com dona Penha e Luiz sobre a história de luta da Vila Autódromo.
Data: 28 de agosto
Atividade: Defesa da tese de doutorado “Morar é pessoal, político e cultural: experiências de precariedade e luta por moradia em Londres e Rio de Janeiro” de Taisa Sanches
A colaboradora do Museu das Remoções Taisa Sanches defendeu sua tese de doutorado intitulada “Morar é pessoal, político e cultural: experiências de precariedade e luta por moradia em Londres e Rio de Janeiro”, pelo departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio. Um dos tópicos da pesquisa era: “Os museus sociais da Vila Autódromo e do Horto: memória como instrumento de luta e de ampliação da participação”.
SETEMBRO DE 2020
Data: 03 de setembro
Atividade: Lives de setembro: Museu do Horto
A colaboradora do Museu das Remoções Taisa Sanches conversou com Emerson de Souza, do Museu do Horto.
Data: 10 de setembro
Atividade: Lives de setembro: Acervo Mucuripe
O colaborador do Museu das Remoções Alex Venâncio conversou com Diego di Paula do Acervo Mucuripe.
Data: 17 de setembro
Atividade: Lives de setembro: Bianca Wild
O colaborador do Museu das Remoções Matheus Ferrari entrevistou Bianca Wild, representante do Ecomuseu de Sepetiba e organizadora da página Museologia da Libertação.
Data: 22 de setembro
Atividade: Primavera dos Museus: Apresentação dos trabalhos de pós-graduação dos colaboradores do MdR
Conversa sobre os trabalhos de pesquisa dos colaboradores do Museu das Remoções: Taisa Sanches e Matheus Ferrari.
- Taisa falou sobre um dos tópicos da sua pesquisa: “Os museus sociais da Vila Autódromo e do Horto: memória como instrumento de luta e de ampliação da participação”.
- Matheus falou sobre a sua dissertação de mestrado intitulada “Saudosa Maloca: a Vila Autódromo, uma comunidade atravessada pela racionalidade neoliberal”.
- Mediação de Diana Bogado, co-fundadora do MdR.
Data: 22 de setembro
Atividade: Participação na mostra coletiva “Casa carioca”
Local: Museu de Arte do Rio
Com mais de 600 obras de mais de cem artistas de diversas gerações, “Casa carioca” faz um recorte histórico da moradia, e de como o espaço urbano é moldado por ciclos de ocupações, remoções e ações de reordenamento urbano. Dona Penha participou da série “Meu Barracão” que apresenta histórias sobre como a casa, para além do morar, pode ter diferentes funções e subjetividades. Os depoimentos foram produzidos pelo coletivo 3 Marias Filmes.
Data: 24 de setembro
Atividade: Primavera dos Museus / Lives de setembro: Projeto Moradores
O colaborador do Museu das Remoções Alex Venâncio entrevistou Gustavo Nolasco do Projeto Moradores (MG)
Data: 26 de setembro
Atividade: Primavera dos Museus: A atualidade da luta contra a remoções
Convidados:
- Mara Bonfim, moradora da comunidade Santa Luzia em Vargem Grande
- Bruno Cruz, coordenador geral do NOPH (Núcleo de Orientação e Pesquisa História de Santa Cruz)
- Mediação: Dona Penha e Gleyce Heitor
Data: 30 de setembro
Atividade: Palestra “A experiência do Museu das Remoções da Vila Autódromo: uma prática de luta popular pelo direito à cidade, à memória e à vida”
A arquiteta e urbanista Diana Bogado participou da palestra organizada pela FAU-USP. O evento fez parte da disciplina “Patrimônio cultural entre ameaças e fragilidades”
OUTUBRO DE 2020
Data: 03 de outubro
Atividade: Live no perfil Museologia da Libertação
Dona Penha e Alex Venâncio participaram da live organizada pelo perfil Museologia da Libertação e mediada por Bianca Wild.
Data: 08 de outubro
Atividade: Lives de outubro: Gizele Martins
A colaboradora do Museu das Remoções Diana Bogado entrevistou a jornalista e integrante do coletivo Frente Maré Gizele Martins.
Data: 10 de outubro
Atividade: Debate “Questão fundiária e luta pela moradia adequada”
Debate organizado pelo Jornal Abaixo-Assinado de Jacarepaguá no Facebook com a presença da Penha e da dona Jane, representando a luta da Vila Autódromo. O encontro também teve a participação de Claudio Mattos do Movimento Comunitário e o historiador Renato Dória.
Data: 15 de outubro
Atividade: Lives de outubro: Elaine da comunidade Banhado
O morador da Vila Autódromo Luiz Claudio Silva entrevistou Elaine da comunidade de Banhado, em São José dos Campos, que enfrenta ameaças de remoção.
Data: 16 de outubro
Atividade: Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes
As arquitetas Diana Bogado e Iazana Guizzo conversaram sobre a Vila Autódromo no debate mediado por Gisele de Paula e organizado pelo Museu de Arte do Rio. O encontro fez parte da segunda mesa do módulo II do Ciclo de Seminários Mulheres nas Artes: Arquitetura e Urbanismo.
Data: 20 de outubro
Atividade: Pré-evento da 32ª Reunião Brasileira de Antropologia
As colaboradoras do Museu das Remoções Diana Bogado e Daniela Peti participaram da sessão de debates com a apresentação dos trabalhos dos pós-graduandos inscritos na Reunião Brasileira de Antropologia.
Data: 21 de outubro
Atividade: Debate “Remoções na Cidade e no Campo – impacto nas comunidades”
Organizado pelo Sesc SP, a live teve a presença da moradora da Vila Autódromo Sandra Maria Teixeira , representando o Museu das Remoções. Outros participantes: Maíra Rodrigues da Silva (doutoranda em Geociências pela Unicamp, bióloga de formação e quilombola da comunidade de Ivaporunduva, Eldorado- SP e membra da comunidade Jongo Dito Ribeiro- Campinas- SP) e Caio Franzolin (ator, arte-educador, figurinista e produtor, mestrando em Artes pelo PPG-Artes UNESP e formado em Licenciatura em Arte-Teatro no Instituto de Artes da UNESP, membro do Grupo de Pesquisa Performatividades e Pedagogias e integrante do núcleo artístico A Próxima Companhia).
Data: 22 de outubro
Atividade: Lives de outubro: Priscila (Vila Prudente-SP)
O colaborador do Museu das Remoções Yago Evangelista conversou com a Priscila, moradora de Vila Prudente-SP.
Data: 24 de outubro
Atividade: Fala Tu – Encontros sobre comunicação comunitária
A moradora da Vila Autódromo Sandra Maria Teixeira participou do 3º encontro da série Fala Tu com o tema Comunicação Comunitária e Memória. O FALA TU é uma iniciativa do Fórum Itaboraí (Fiocruz Petrópolis/RJ) direcionada para a discussão e reflexão da importância da comunicação comunitária para o fortalecimento territorial, para a promoção da saúde, para o engajamento, participação e mobilização em comunidades.
Os outros convidados foram:
- Alex da Silva: Membro da diretoria da Associação de Moradores e Conselheiro local de Saúde de Primeiro de Maio/Madame Machado – Petrópolis/RJ
- Amilton da Silva: Presidente da Associação de Moradores e Conselheiro Local de Saúde da Primeiro de Maio/Madame Machado – Petrópolis/RJ
- Jessica Pires: Coletivo AMaréVê – RJ
- Suzane Santos: Coletivo AMaréVê – RJ
Data: 29 de outubro
Atividade: Lives de outubro: Neta da comunidade quilombola Canelatiua
O morador da Vila Autódromo Luiz Claudio Silva conversou com Neta, moradora da comunidade quilombola Canelatiua, em Alcântara, no Maranhão.
NOVEMBRO DE 2020
Data: 07 de novembro
Atividade: Lançamento do Guia de Museus e Memórias da Rede Favela Sustentável
A moradora da Vila Autódromo Maria da Penha participou do lançamento do Guia de Museus e Memórias da Rede Favela Sustentável que fez parte da programação do grande encontro da RFS.
Data: 20 de novembro
Atividade: Seminário Economia popular e a luta por moradia
Mesa redonda sobre economia popular e a luta por moradia, organizada pelo Instituto de Arquitetura da USP de São Carlos/SP.
Participantes:
- Joice Genaro e Daniela Zacardi – Arquitetas da Comunidade
- Grupo Pitá – Assessoria Técnica em Habitação de Interesse Social;
- Maria da Penha Macena e Luiz Claudio Silva – Moradores da Vila Autódromo e ativistas pelo direito à moradia.
DEZEMBRO DE 2020
Data: 04 de dezembro
Atividade: Conferência de Encerramento do VIII Seminário Internacional de Museologia Experimental
Conferência realizada pela Sra. Sandra Teixeira (Museu das Remoções) no VIII Seminário de Museologia Experimental – A Experiência Museal: Museus, ação comunitária e descolonização
Data: 04 de dezembro
Atividade: Participação no livro “Museus, ação comunitária e descolonização”
O livro “Museus, ação comunitária e descolonização” é o primeiro volume de uma série de publicações editadas pelo Comitê Internacional para a Museologia (ICOFOM), intitulada “Descolonizando a Museologia”, que apresenta diálogos pós-coloniais entre acadêmicos, profissionais de museus, ativistas e membros de comunidades, desafiando as hierarquias de poder e de saber que definem como teoricamente distintas as práticas museais diversas. Um dos textos é assinado pela Sandra Maria Teixeira, co-fundadora do Museu das Remoções e moradora da Vila Autódromo. O lançamento fez parte da programação do VIII Seminário Internacional de Museologia Experimental.