O MUSEU DAS REMOÇÕES

Museu das Remoções_Vila Autódromo1

O Museu das Remoções é um museu comunitário a céu aberto, localizado na Vila Autódromo, comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Idealizado pelo museólogo e ativista social Thainã de Medeiros, o Museu das Remoções nasce como parte da resistência contra a política urbana adotada na preparação para as Olimpíadas Rio 2016. Neste período, a cidade testemunhou a remoção de “cerca de 77.206 pessoas, entre 2009 e 2015, conforme dados apresentados pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em julho de 2015″ (Dossiê do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro). Só na Vila Autódromo, mais de 500 famílias foram removidas.

Fundado em 18 de maio de 2016 (Dia Internacional dos Museus), o Museu das Remoções apresenta dois ideais principais: 1) preservar a memória destas pessoas removidas, assim como suas histórias; e 2) servir como instrumento de luta, não apenas por nós, mas por todos que passem pela ameaça de remoção, compreendendo que a memória é o maior instrumento nesta luta de resistência.

O Museu também tem como objetivo promover eventos no âmbito da resistência artística, utilizando a arte para difundir, propagar e levar à reflexão situações reais de opressão, através de debates, oficinas, teatro, exposições, projeções, saraus, feiras literárias, e qualquer outro tipo de manifestação artística.

SOBRE A CONSTRUÇÃO DO MUSEU DAS REMOÇÕES

A construção do Museu das Remoções contou com a participação de alunos da graduação de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Anhanguera, sob a coordenação da professora, arquiteta e urbanista Diana Bogado. Entre abril e maio de 2016, os estudantes construíram sete esculturas feitas a partir de escombros. Cada peça representava um lugar significativo que havia passado por remoção. A escolha foi feita a partir de oficinas de memória realizadas com moradores, ex-moradores e apoiadores da Vila Autódromo. Desses encontros, também foram produzidos mapas afetivos da comunidade.

Veja aqui os vídeos produzidos na época da criação do museu:

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close