Vila da Major

Eixo desenvolvido com a colaboração dos moradores Deborah Nascimento; Felipe Melo; Hugo Sales; e Ana Paula.

Um dos lugares mais antigos da Gávea, a Vila da Major foi habitada pelo primeiro morador Ordelino Narciso Borges em 1933. Ele funcionário à época do Jardim Botânico foi chamado pelo então diretor Paulo Campos Porto para tomar conta de uma mina de água e obteve dele uma autorização para construir sua casa no local. Após sua vinda com sua família, outros funcionários também foram convidados pelo então diretor Paulo Campos Porto a construírem suas próprias casas na Vila para viverem com suas famílias próximas ao seu local de trabalho no JB. A Vila da Major localizada no número 122.A pode ser considerado um verdadeiro exemplo de preservação ambiental no Rio de Janeiro, quiçá no Brasil e no mundo realizada pelos seus próprios moradores que nestes 88 anos de existência preservam-se não só a Mata Atlântica local, como se manteve as mesmas residências habitadas por funcionários, ex-funcionários do Jardim Botânico assim como seus filhos, netos e bisnetos! Atualmente são 24 casas da Vila da Major! Em 1987 foram abertos processos judiciais pela União Federal contra os funcionários/moradores que estavam se aposentando no JB, antes de ser promulgada a CF/88 que reconheceu o direito à moradia como direito social fundamental! Diante disso, os funcionários e ex funcionários, e seus descendentes vivem sob a tensão de um dia serem colocados para fora do suas casas e serem desrespeitados toda sua história e memória de construção de suas famílias na Vila com suas moradias!

Moradores da Vila da Major. Registro do cotidiano da Vila da Major na década de 90.

Cedente: Hugo.

As crianças da Vila da Major. Registro do cotidiano da Vila da Major na década de 90.

Cedente: Ana Paula.

Matéria no Jornal sobre Senhor Ordelino, primeiro funcionário da Vila da Major.  Em 1933 recebeu autorização para morar e cuidar da mina d’água existente até hoje.

Cedente: Felipe Guimarães de Melo.

Documento correspondente ao reconhecimento da importância do funcionário Hernani Guimarães. Atualmente, a família de Hernani é uma das que sofrem com a remoção da Vila da Major.

Cedente: Felipe Guimarães de Melo.

Vila da Major no Ato do Horto, contra a remoção.

Foto: Hugo.

Ato da Vila da Major. Data: 17/07/2021.

Foto: Hugo.

Nova geração da Vila da Major lutando pelo direito à moradia.

Foto: Deborah Nascimento.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close