2019

*Página em construção. Se quiser indicar atividades que tiveram a participação da Vila Autódromo ou sugerir links para fotos de ações que já estão na lista, entre em contato!

JANEIRO DE 2019

Data: 18 de janeiro
Atividade: Seminário “O uso da dimensão social da memória como instrumento emancipatórios em comunidades em situação de vulnerabilidade social”
Local: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Lisboa)

Participante: Diana Bogado. Este seminário resulta de uma pesquisa e é uma breve reflexão a respeito do processo recente de transformação da cidade de Lisboa observada durante o ano de 2018 com foco nos impactos destas mudanças para a questão da moradia. A “Lisboa da moda” assume novos significados e “novas centralidades” no marco da lógica neoliberal de gestão do território, cujas consequências para as populações de baixa renda são violações do direito à moradia e à cidade. A pesquisa-ação desenvolvida de março de 2018 a Janeiro de 2019 junto aos movimentos sociais locais, mais precisamente junto ao coletivo Stop Despejos, consiste na tentativa de contribuir para a luta de resistência das comunidades estudadas a partir do uso da memória social como elemento de dinamização popular para efetivação do direito à moradia, à cidade e à vida. Tal trabalho foi inspirado no Museu das Remoções.

FEVEREIRO DE 2019

Data: 09 de fevereiro
Atividade: #OcupaBRTVilaAutódromo
Local: Terminal BRT Centro Olímpico e Vila Autódromo

Ocupação cultural no terminal BRT Centro Olímpico e na Vila Autódromo. O objetivo do evento foi dar visibilidade à reivindicação dos moradores pelo cumprimento total do acordo de urbanização da Vila Autódromo. A ocupação também reivindicava a mudança do nome da estação de BRT Centro Olímpico para BRT Vila Autódromo.

Programação < No BRT Terminal Centro Olímpico >

  • Oficinas de cartazes e de perna de pau;
  • Aulão e prática de Lindy Hop;
  • Cena da peça “Amazona”;
  • Cortejo com Os Biquínis de Ogodô convidam as Sungas de Odara.

Programação < Na Vila Autódromo

  • Performance “Corpo Memorial” e pintura artística;
  • Lançamento do livro “Viva A Vila Autódromo: o Plano Popular e a luta contra a remoção”;
  • Show O Bando e Jupy.

 


 

Data: 19 a 21 de fevereiro
Atividade: Seminário Nacional Planejamento Alternativo
Local: Nobile Downtown (São Paulo)

Organizado pelo Instituto Pólis, o seminário teve o objetivo de compartilhar, disseminar e aprofundar o debate teórico e prático que possibilite a reflexão sobre a atuação de arquitetos e arquitetas urbanistas em novas formas de planejamento territorial. A reflexão parte das práticas de profissionais, estudantes, técnicos, movimentos sociais e outros atores locais de quatro cidades brasileiras. Foram abordadas experiências alternativas de territórios em disputa de Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. Sandra Maria Teixeira (moradora da Vila Autódromo e co-fundadora do Museu das Remoções) participou do evento contando a experiência do Plano Popular da Vila Autódromo.

MARÇO DE 2019

Data: 18 de março 
Atividade: Oficina sobre financiamento coletivo
Local: Vila Autódromo 

Oficina sobre financiamento coletivo, realizada por Larissa colaboradora da plataforma Benfeitoria.

ABRIL DE 2019

Data: 12 de abril 
Atividade: 2º Encontro de Curadoria com Participação Social
Local: Museu da Vida 

O encontro fez parte do diálogo “Ações educativas em exposições participativas” e teve participação de Diana Bogado e Maria da Penha Macena.


Data: 27 de abril 
Atividade: Pré-estreia do filme Mormaço 
Local: Vila Autódromo 

O filme Mormaço, de Marina Meliande, teve uma pré-estreia Vila Autódromo. A exibição do filme foi seguida de um debate com a diretora Marina Meliande, as atrizes Marina Provenzanno, Sandra Maria Teixeira e moradores da Vila Autódromo.

Programação completa:

  • apresentação da peça itinerante “Amazona”
  • projeção do filme “Mormaço”, seguida de debate com a presença da diretora Marina Meliande, das atrizes Marina Provenzanno e Sandra Maria Teixeira e de moradores da Vila Autódromo.
  • doação do acervo cenográfico do filme para o Museu das Remoções
  • roda de coco com o Grupo Samba de Coco de São Gonçalo Ao longo do dia
  • exposição de fotos da Vila Autódromo, pelo olhar do fotógrafo Luiz Claudio da Silva

MAIO DE 2019

Data: 22 de maio 
Atividade: 17ª Semana Nacional dos Museus – Painel “Museus, Territorialidade e Representatividade: Deixe eu contar minha história”
Local: Lab Oi Futuro 

Painel intitulado “Museus, Territorialidade e Representatividade: Deixe eu contar minha história” como parte da 17ª Semana Nacional dos Museus—que teve como foco temático “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. O debate reuniu representantes da Rede de Museus do Estado do Rio de Janeiro, um ramo da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa; o Museu de Favela (MUF) do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho; o Museu Sankofa, na Rocinha; e o Grupo de Museologia Experimental e Imagem da UniRio, que trabalha com o Museu das Remoções na Vila Autódromo, representado por Alex Venâncio.


 

Data: 25 de maio 
Atividade: Inauguração do Plano Popular de Banhados
Local: Banhados, em São José dos Campos (SP)

A exposição ” Imagens de memória e luta” esteve em Banhados para participar na inauguração do Plano Popular de Banhados, uma comunidade de 98 anos que luta contra as emaças de remoções provocadas pela especulação imobiliária. O evento teve a presença de Luiz Claudio Silva e Maria da Penha Macena.

 


 

Data: 25 de maio a 01 de setembro  
Atividade: Exposição (Con)Vivências
Local: Centro Cultural Le 19, Crac, na França.

A exposição (Con)Vivências inclui o trabalho “Vocabulários em Movimento /\ Vidas em resistência” (de Cristina Ribas e Lucas Sargentelli), desenvolvido em 2017 durante a residência do Instituto Goethe. O projeto foi realizado em parceria com os moradores da Vila Autódromo.

JUNHO DE 2019

Data: 18 a 24 de junho  
Atividade: Planners Network NYC
Local: Nova York

Com a presença de Maria da Penha Macena (moradora da Vila Autódromo e co-fundadora do Museu das Remoções), o Congresso Planners Network discutiu estratégias de lutas contra remoção.

JULHO DE 2019

Data: 16 de julho   
Atividade: Publicação do Jornal Literatura Comunica #01

A primeira edição do Jornal Literatura Comunica, editado pela doutora em Letras Miriane Peregrino, traz o depoimento de Nathalia Macena, moradora da Vila Autódromo. Ela relembra como foi a Roda de Leitura Carolina Maria de Jesus, realizada em junho de 2016, no começo do Museu das Remoções.

 


 

Data: 20 de julho  
Atividade: Festival Oeste-se
Local: Museu da República 

O Festival Oeste-se reuniu diferentes coletivos culturais da zona oeste no Museu da República, entre eles o Museu das Remoções.

 


 

Data: 26 de julho  
Atividade: Debate Planejamento em Situações de Conflito
Local: Universidade Federal do Ceará 

O Diálogos de Pesquisa “Planejamento em situações de conflito” contou com a presença da liderança Sandra Maria, da resistência Vila Autódromo-RJ, que debateu acerca das ameaças de remoções sofridas pela comunidade e a experiência de planejamento popular enquanto contraproposta ao planejamento do Estado, com apoio de uma equipe multidisciplinar de técnicos da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, o evento contou com a presença de Priscilla Sousa, uma moradora de Fortaleza, representando a Associação de Moradores do Titanzinho, que debateu sobre a atual ameaça de remoção decorrente do Projeto Aldeia da Praia. Realização: Conselho Popular do Serviluz e Lehab – UFC.

AGOSTO DE 2019

Data: 22 de agosto
Atividade: VII Seminário de Museologia Experimental e Imagem
Local: Vila Autódromo 

O Museu das Remoções recebeu por um dia o VII Seminário de Museologia Experimental e Imagem com a realização da mesa de debate “Cartografias da resistência: memória, território e luta” seguida de visita guiada ao nosso percurso expositivo. Participantes do debate: Alexandro Silva de Jesus (UFPE) Vladimir Sibyla (Unirio) Carlos Tukano (Associação Indígena Aledia Maracanã) Maria da Penha Macena (Museu das Remoções) Mediação Alex Venâncio (Museu das Remoções).

 


 

Data: 24 de agosto
Atividade: Exposição “Imagens de Memória e Luta” no curso do Geasur
Local: Unirio

O Museu das Remoções participou das atividades culturais do curso “Educação Ambiental de Base Comunitária e Ecologia Política na América Latina” com a realização da exposição “Imagens de Memória e Luta”. A atividade foi organizada pelo Geasur – Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur.

 


 

Data: 29 de agosto
Atividade: Publicação do livro “Planejamento Alternativo: Propostas e Reflexões Coletivas”

Um dos capítulos do e-book “Planejamento Alternativo: Propostas e Reflexões Coletivas” trata do Plano Popular da Vila Autódromo. O conteúdo é escrito por Sandra Maria Teixeira (graduanda em História na Uerj, moradora da Vila Autódromo e co-fundadora do Museu das Remoções) e por Giselle Tanaka (arquiteta e urbanista, pesquisadora do Ettern – Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza). A publicação também aborda a experiência de outras comunidades na elaboração de planos alternativos de urbanização que combinam o conhecimento técnico com a participação popular. Além da Vila Autódromo, os casos analisados foram de Serviluz em Fortaleza, Vila Acaba Mundo em Belo Horizonte e o bairro de Campos Elíseos em São Paulo. Organizado por Instituto Pólis.


 

Data: 30 de agosto
Atividade: Cinedebate “Sobreurbano: a cidade se debate” do Laboratório de Estudos Urbanos – UFRJ.
Local: Cinemateca do MAM 

Exibição do filme “Por aqui vou ficando”, dirigido por Pedro Simonard. Em seguida, debate com Marcella Araújo (UFRJ) e com Sandra Maria de Souza e Maria da Penha Macena (Museu das Remoções) acerca do filme, da atuação do Museu e da história da Vila Autódromo.

SETEMBRO DE 2019

Data: 10 de setembro
Atividade: VII Seminário de Museologia Experimental e Imagem
Local: Desvio Bar 

Lançamento do livro “”8 Reações para depois”, organizado por Ana Altberg, Mariana Meneguetti e Gabriel Kozlowski. A publicação traz passagens sobre a Vila Autódromo. Maria da Penha Macena e Sandra Maria de Souza representaram o museu no lançamento.

 


 

Data: 17 de setembro
Atividade: II Encontro Território, Museus e Sociedade – Jornada #MuseologiaSocialPresente
Local: Museu da República 

O Museu das Remoções participou da feira cultural e roda de conversa com integrantes da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro.


 

Data: 25 de setembro
Atividade: 13ª Primavera dos Museus no Museu das Remoções
Local: Vila Autódromo 

A 13ª edição da Primavera dos Museus teve como tema “Museus por Dentro – Por Dentro dos Museus”.

Programação

  • Oficina de documentação baseada no acervo e curadoria pessoal de Luiz Claudio Silva, morador da Vila Autódromo
  • Conversa sobre o Museu das Remoções com moradores da Vila Autódromo e colaboradores do Museu
  • Lançamento do livro “8 Reações para o Depois” do coletivo ENTRE.

OUTUBRO DE 2019

Data: 01 de outubro
Atividade: Projeto de Pesquisa: Hospedando Eco-sensorial Segundo Encontro
Local: Parque Lage 

Encontro do “Hospedando Eco-Sensorial: Territórios de atenção: Horto e Vila Autódromo” com Emília Maria de Souza e Emerson de Souza (Horto) e Sandra Maria Teixeira (Vila Autódromo) sobre o cuidado e a dedicação que eles trazem ao seu entorno e suas experiências de viver em bairros onde os moradores estão em luta constante pela manutenção da moradia. Exibição dos curtas-metragens: um prévio do “Flux-Cities: Horto, Rio de Janeiro, Brazil” do so-Jin Chun, e um filme da série “Caminhar ao redor, e caminhar para longe” (2019) de Cristina Ribas, Lucas Sargentelli e Sol Archer.

 


 

Data: 02 de outubro
Atividade: CIPÓ – Ciclo Integrado de Palestras e Oficinas: mesa Habitar e Resistir
Local: Buraco do Lume 

Mesa de Debate: “Habitar e Resistir”.  Provocadores: Caio Santo Amore (FAU/USP; Peabiru), Dona Penha (Vila Autódromo; Museu das Remoções), Vera Valente (Vila Residencial/UFRJ; Pró-Vila) e Erick De Mouros (Abricó).

 


 

 

Data: 02 de outubro
Atividade: Palestra Mudanças e Emergências
Local: Unilasalle – Niterói

Evento preparatório do Congresso Mundial de Arquitetura de 2020. Mesa composta por Dona Penha, a Deputada Monica Francisco e a Geisa Garibaldi do Concreto Rosa.


 

Data: 07 de outubro
Atividade: Ato A Cidade Grita Pela Vida – Dia Mundial dos Sem-teto – Jornada Nacional de Luta pela Moradia
Local: Centro do Rio

Ato A Cidade Grita Pela Vida – Dia Mundial dos Sem-teto – Jornada Nacional de Luta pela Moradia.

 


 

Data: 10 de outubro
Atividade: Colóquio APEB-FR 2019 – “Estatutos, usos e apropriações da memória: reflexões a partir de diferentes olhares disciplinares”
Local: Paris, França 

O colaborador do Museu das Remoções Matheus Ferrari participou do painel “Representações, Rupturas e Engajamentos Políticos na Memória”. Matheus apresentará o trabalho “Saudosa maloca, a permanência da Vila Autódromo após os Jogos Olímpicos Rio de 2016”.

NOVEMBRO DE 2019

Data: 09 de novembro 
Atividade: I Festival da Resistência da Vila Autódromo
Local: Vila Autódromo 

O I Festival da Resistência da Vila Autódromo reuniu músicos para celebrar as conquistas da Vila Autódromo. >>>Programação Musical<<< – Renê Ferrer, músico cubano – Alan Bernardes, músico carioca – DJ Lencinho, apoiador da Vila Autódromo.


 

Data: 13 de novembro 
Atividade: Mesa Cidade e Memória
Local: PUC-Rio 

Mesa “Cidade e Memória” na Puc-Rio com a presença de Mario Chagas (professor em museologia da UNIRIO e diretor do Museu da República), Diana Bogado (arquiteta, co-fundadora Museu das Remoções), Laura Olivieri (historiadora, co-fundadora do Museu do Horto) e Sandra Maria Teixeira (Museu das Remoções) e Emerson Souza (Museu do Horto).

 


 

Data: 22 de novembro a 16 de fevereiro de 2020 
Atividade: Exposição Rio Somos Nós 
Local: Museo Nacional de Antropología (Madri, Espanha)

Mostra coletiva da Rede de Museologia Social. Além do Museu das Remoções, fazem parte da exposição Museu da Maré, Museu de favela, Museu Sankofa, Museu Cerro Corá, Museu Vivo São Bento, el Museu das Remoções, Ecomuseu de Sepetiba, Museu Bumba Meu Boi Raízes de Gericinó e Ecomuseu de Santa Cruz.

 


 

 

Data: 24 de novembro 
Atividade: Encontro de Resistências e Lançamento de livro “Parque Olímpico contra Vila Autódromo”
Local: Vila Autódromo

Programação

  • Mesa de debate com Di Cunha (comunidade Rádio Sonda); – Emília (comunidade do Horto); Jorge (comunidade Taboinha); mediação da moradora da Vila Autódromo Nathalia Macena.
  • Lançamento do livro “Parque Olímpico contra Vila Autódromo”, da advogada Mariana Medeiros.

DEZEMBRO DE 2019

Data: 03 de dezembro 
Atividade: Aula na Pós-graduação de Direito Constitucional – tema resistência a políticas de remoções
Local: UFF, Niterói

Dona Penha falou sobre a experiência da Vila Autódromo na resistência a políticas de remoções. A aula também tratou dos casos de Recife com o #OcupaEstelita e de Porto Alegre com o Comitê Popular da Copa. O curso faz parte da disciplina de Teoria Constitucional Crítica do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense.

 


 

Data: 04 de dezembro 
Atividade: Audiência pública sobre moradia no Vidigal
Local: Câmara Municipal do Rio de Janeiro

A audiência pública debateu a situação de moradia do Vidigal, que passou a sofrer ameaças de remoção por causa de intervenções da prefeitura desde os deslizamentos provocados pelas fortes chuvas. O Museu das Remoções participou do encontro como membro do Conselho Popular.

 


 

Data: 05 de dezembro 
Atividade: 1º Seminário Científico Internacional em questões de Risco, Arquitetura Humanitária e Gênero
Local: PUC-Rio 

O Museu das Remoções participou do debate “Risco e Resiliência em Favelas” com a presença de Dona Penha no debate. No evento, também foi exibido o curta “Imagens de Memória e Luta”, dirigido por Ana Priscila Carvalho e Luiz Cláudio Silva. O seminário aconteceu no âmbito do evento Marielle Franco Community Design Award #2nd edition, de 5 a 6 de dezembro, na PUC-Rio.

 


 

Data: 18 de dezembro 
Atividade: 6° edição do Pautas Sociais
Local: Sesc – Departamento Nacional

Sandra Maria, moradora da Vila Autódromo e cofundadora do Museu das Remoções, representou o MR na 6° edição do Pautas Sociais do Sesc. O evento também teve a participação do historiador Mario Brum, da arquiteta Tainá de Paula e de Denilson de Oliveira, coordenador do núcleo de estudo e pesquisa em Geografia Regional da África e da Diápora (Negra) da Uerj. A mediação foi de Theresa Williamson, diretora da ONG ComCat.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close